domingo, 25 de julho de 2010

Estar Firmes na Fé



1 Coríntios 16:13 - ¶ Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.

No meio das recomendações, ao finalizar a Carta dos Coríntios, o Apóstolo Paulo exorta: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente e fortalecei-vos” (I Coríntios 16:13).

Em mais de uma vez o Apóstolo esclarece que ter fé é um dom de Deus. Mas ele também nos esclarece sobre nossa responsabilidade de exercitar e fortalecer esta fé. Em outras palavras, deixamos de exercitar nossa fé quando, no dia a dia ou nos momentos mais difíceis, só apoiamos para nossa inteligência, nossa força física, nosso dinheiro, nossas amizades. Aí, quando nos damos conta, o que descobrimos em nós é uma fé anêmica, raquítica.

Para nos ajudar a firmar nossa fé o Senhor tem uma abordagem interessante: Ele permite problemas e dificuldades em nossa vida. Ele permite injustiças. Ele permite enfermidade. Permite desemprego. E até luto. Por isso, a Bíblia diz que devemos dar graças, “quando passarmos por muitas provações”. Por isso, também, Ele diz: “Eu disciplino os filhos, a quem amo”. O alerta de Paulo é claro: “vigiai”. É um dos jeitos de “estar firmes na fé”.

Nenhum comentário: